fbpx

Facilidades do Ensino à Distância (EAD)

Ter a oportunidade de organizar os horários mais convenientes para a realização dos estudos é uma das maiores facilidades que o ensino à distância promove.

Enquanto as aulas em espaços físicos exigem horários fixos de estudo, em locais predeterminados e também fixos, as aulas online trazem flexibilidade e podem ser realizadas independentemente do tempo ou da localização geográfica dos estudantes. Não importa se a instituição não está próxima do aluno ou se ele só pode estudar em horários específicos. O conteúdo estará disponível para que ele estude quando e onde quiser.

Cursos online também significa tornar o acesso à educação mais democrático. Afinal, eles permitem que até mesmo pessoas muito distantes de instituições renomadas possam estudar. Basta ter uma conexão mínima à internet.

Evitar horários cansativos após o período de trabalho e não receber faltas ou não ter a preocupação de chegar atrasado é o sonho de muitas pessoas. Nesse sentido, o ensino à distância facilita de uma forma única essa realidade.

Atualmente, passar horas em uma sala de aula, dividindo o mesmo espaço com dezenas de pessoas que, por vezes, não demonstram o interesse devido ao conteúdo, está se tornando cada vez mais obsoleto.

Diferentemente da sala de aula, os professores que trabalham à distância são extremamente objetivos, fazendo cada minuto de aula valer a pena. E para que os mesmos trabalhem dessa forma, precisam ser muito experientes no que fazem.

Além da facilidade em obter um conteúdo rico e objetivo, o ensino à distância promove uma programação maleável ao aluno, permitindo-lhes estudar de forma direta ou intermitente, durante o período e dias que desejar.

Entretanto, pensar nessas facilidades pode fazer com que as mesmas sejam postergadas cada vez mais, o que indica que há a necessidade de que haja bastante dedicação e seriedade para poder estudar por conta própria na frente do computador.

A procura por cursos no formato EAD tem sido cada vez maior, uma vez que os cursos online são mais rápidos, flexíveis e de qualidade igual ou superior aos presenciais.

A Importância de um Tutor Experiente

Estudar online é sinônimo de independência e dedicação, e a presença de um tutor pode ser fundamental para auxiliar a manutenção do foco, principalmente para aqueles que não possuem disciplina.

A atividade realizada por um tutor é um trabalho individualizado, através de conversas em plataformas online, onde o especialista realiza análises objetivas e subjetivas para medir o desempenho do aluno, de forma isolada, e também coletiva, através da comparação de resultados com demais alunos que buscam o mesmo objetivo.

As orientações do tutor, após as análises criteriosas realizadas, podem servir como sinal verde para que o aluno de sequência aos estudos, ou até um sinal vermelho, sendo um indicativo que o aluno precisa reestudar, praticar ou rever alguns assuntos antes de seguir em frente.

Aliás, os tutores online sempre estarão atentos às dúvidas dos alunos quanto aos mecanismos de estudo existentes para que os alunos possam otimizar seus estudos.

Deixe seu comentário