O Colégio Militar é uma das opções de ensino existentes, mas existem algumas regras para o ingresso nas escolas. Conheça agora!

Sistema de ensino dos Colégios Militares

O sistema de ensino dos colégios militares é procurado por pais que desejam inserir seus filhos em um ambiente mais disciplinado, com regras bastante restritas e valores de hierarquia.

Concurso de admissão Colégio Militar 1º ano

Para estudar no colégio militar, o estudante precisa fazer a inscrição e prestar um concurso.

É possível ingressar através de:

  1. Concurso público
  2. Amparo regulamentar

Os concursos acontecem anualmente com vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.

O ingresso por amparo regulamentar atende os dependentes de militares.

Provas de ingresso

As provas são divididas em duas fases, com provas de três horas de duração cada.

1ª fase: A primeira fase é uma prova de matemática, onde o estudante precisa acertar 50% para passar à próxima fase.

2ª fase: Só se classificam para a 2ª fase os estudantes aprovados na prova de matemática. Nesta fase se aplica uma prova de português e redação, onde o estudante também precisa acertar pelo menos 50% do total.

Depois das duas primeiras fases, o candidato precisa entregar exames médicos obrigatórios, feitos por peritos do próprio colégio.

Editais Colégio Militar

Antes de candidatar-se ao Colégio Militar, é preciso que o estudante leia os editais com todas as informações sobre a instituição, processos de avaliação e admissão.

Nos editais também estarão descritos os pré-requisitos para o concurso dos Colégios Militares. Veja a seguir:

Pré-requisitos para admissão no Colégio Militar 1º ano

  • Ser brasileiro;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM).
  • Idade adequada para o ano letivo em questão: para 6º ano/EF: Ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula; Para o 1º ano/EM é necessário ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer CM.

Apresentar requerimento de inscrição preenchido e assinado pelo responsável, dentro do prazo estabelecido; o requerimento deve ser dirigido ao CM escolhido pelo estudante. Este processo deve ser feito de forma online, através do site do Colégio Militar.

Localidades Colégio Militar no Brasil

Rio de Janeiro (CMRJ), Porto Alegre (CMPA), Fortaleza (CMF), Manaus (CMM), Brasília (CMB), Belo Horizonte (CMBH), Salvador (CMS), Recife (CMR), Curitiba (CMC), Juiz de Fora (CMJF), Campo Grande (CMCG), Santa Maria (CMSM) e Belém (CMBel)

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/colegios-militares/

https://matriculas2020.com/inscricao-colegio-militar-2019/

Deixe seu comentário

11 − sete =