fbpx

Após a publicação do edital do concurso existe um espaço curto de tempo até que as provas aconteçam efetivamente, assim, muitos concurseiros deixam esse tempo para estudar ou simplesmente revisar os conteúdos mais importantes.

Para ajudar você a estudar após o edital trazemos algumas dicas fundamentais, que realmente ajudam na organização e preparação para a prova. Veja a seguir:

Defina suas prioridades

A partir do momento em que você decide começar a estudar para um concurso, precisa definir quais são suas prioridades. Quando você começa a estudar após o edital então, acaba sentindo a necessidade de restringir ainda mais sua vida.

Estudar para um concurso exige muito foco e determinação e, em alguns casos, isso não é possível vivendo a mesma vida de antes. Em geral, os concurseiros precisam passar mais tempo estudando que com a família e amigos e isso pode ser muito cansativo.

Dessa forma, é preciso que tanto a pessoa que está se preparando para o concurso quanto a família e amigos entendam a necessidade desse período de sacrifício, visto que após a aprovação tudo fica mais tranquilo.

Assim, ao estudar para um concurso, principalmente com pouco tempo para se preparar, é preciso focar na rotina de estudos e deixar a vida social para mais tarde. Apesar disso, restringir a vida aos estudos não é bom para a saúde e é claro que o estudante pode ter alguns momentos para se divertir e recompor as energias.

Leia o edital do concurso

Antes de começar a estudar, é preciso ler o edital com calma e atenção, já que é nele que estão os detalhes sobre a prova. No edital, informações como os conteúdos que devem ser estudados para o concurso, tempo de prova e peso de cada disciplina estão disponíveis e analisar todos estes campos é fundamental para escolher o que precisa ser estudado com mais prioridade.

Organize seus estudos

Para se sair bem nos estudos, é preciso organizar a rotina, montando calendários e planilhas que podem ajudar você a estudar as disciplinas com mais atenção. Além disso, é importante separar os horários e definir o que será dedicado aos estudos e à vida pessoal.

Outra coisa importante é separar os materiais com antecedência, baseado no que é mais importante ser estudado.

Estude por provas anteriores

Aqueles que não têm muita experiência com concursos e deixaram para estudar após o edital devem apostar nas provas anteriores, já que os conteúdos podem ser parecidos. Assim, estudar vários conteúdos diferentes, desde os mais específicos até os conhecimentos gerais, fica mais fácil, visto que o tempo é mais curto.

Relembre o conteúdo mais importante

Para cada concurso existem conteúdos que são mais importantes, assim, para se preparar após o edital é preciso entender quais são eles e relembrar. Dessa forma, você que já vem se preparando há muito tempo consegue refrescar a mente sobre o que com certeza cai e gera mais dificuldades nos concorrentes.

Analise outras questões da banca

Uma forma de compreender como serão as questões da prova é observar provas anteriores da mesma banca, isso porque eles geralmente repetem ou seguem uma fórmula. Assim, procure pelas provas antigas e comece a revisar por elas.

Faça simulados

Os simulados são fundamentais tanto para entender quais são os conteúdos que caem mais quanto para treinar a administração do tempo da prova. Assim, quanto mais simulados fizer, mais seguro o candidato está na hora de realizar a prova do concurso.

Como você viu, são coisas simples que ajudam você a estudar após o edital e se preparar bem para o concurso. Para mais dicas sobre concursos, acesse o blog da Galileu, e se esse conteúdo foi bom para você, compartilhe!

Deixe seu comentário