Qual a importância de fazer simulados para um concurseiro?

A prova do concurso é um momento muito tenso, para qual o candidato se prepara durante muito tempo.

Após um longo tempo de preparação, os simulados são praticamente obrigatórios, já que preparam o candidato para o momento final.

Você sabe por que é tão importante fazer simulados?

Se não sabe, esse post é para você!

A seguir, confira várias vantagens de fazer simulados, além de dicas para se preparar para o concurso.

Continue lendo para ver informações que te levam rumo à aprovação!

Vantagens de fazer simulados antes de concurso

Fazer simulados antes do concurso tem muitas vantagens como:

  • Familiaridade com a banca
  • Revisão de conteúdo difícil
  • Familiaridade com o gabarito da prova
  • Organização do tempo da prova
  • Diminuição do nervosismo no dia do concurso

A seguir, você entende melhor cada um desses passos:

Se familiarizar com a banca organizadora

A banca organizadora é quem redige as questões do concurso e cada um tem suas próprias características. Além disso, questões de provas diferentes feitas pela mesma banca tendem a ser muito parecidas. Assim, fazer simulados prepara o concurseiro para lidar com questões muito parecidas com as que cairão na prova, o que facilita muito a leitura e resolução delas.

Saber o que precisa estudar com mais atenção

Uma das principais vantagens do simulado é que ele é corrigido. Assim, o concurseiro tem acesso ao gabarito da prova e consegue entender quais questões estão erradas. A partir disso é possível entender que disciplinas e conteúdos precisam de uma revisão mais atenta. Dessa forma, o simulado prepara o candidato para os últimos momentos, estudando apenas o que realmente precisa.

Aprender a marcar o gabarito corretamente

Muitos candidatos acabam errando na hora de marcar o gabarito porque não têm familiaridade com ele. No simulado, é possível treinar a marcação além de aprender a administrar o tempo disposto para isso.

Realizar a prova no tempo certo

Os simulados têm o mesmo número de questões e duração que a prova real. Assim, o candidato pode entender quanto tempo leva para responder cada questão bem como a melhor estratégia para resolver a prova, sendo que cada um se dá melhor com uma forma de resolução. Assim, quanto mais simulados fizer, mais familiarizado com o tempo o concurseiro fica.

Diminuir o nervosismo

Esse ponto é muito importante, pois muitos candidatos chegam na prova sem saber como será e ficam ainda mais nervosos que o normal. Quando alguém faz um simulado conhece a prova e sabe exatamente o que precisa fazer, assim, fica muito mais tranquilo e consegue controlar a ansiedade do momento.

Simulado Galileu Concursos

O simulado online da Galileu Concursos prepara o candidato para cargos de oficial e praça e tem certificado garantido.

A partir da compra, o candidato recebe a prova em PDF baseada no último concurso da área. Depois, pode conferir o gabarito através do material disposto pela Galileu. É importante saber que as provas dos concursos duram, em média, 4 horas; assim, é fundamental cronometrar o tempo de resolução do simulado.

As matérias do simulado são:

– Atualidade

– Português

– Matemática

– História

– Geografia

– D. Administrativo

– D. Constitucional

– D. Processual penal militar

– D. Penal militar

– D. Humanos

– Legislação Institucional

– D. Penal

– D. Proc. Penal

Nesse artigo você viu a importância de fazer simulados para um concurseiro e descobriu que a resolução de uma prova hipotética pode ajudar o candidato a finalizar sua preparação e garantir a aprovação.

Para mais conteúdos sobre concursos, acesse nosso blog.

Deixe seu comentário

18 + 4 =