Qual importância de fazer exercícios para concurseiro?

Muitos concurseiros apostam na resolução de exercícios como principal método de estudo e certamente têm ótimos resultados. Os exercícios são muito importantes na preparação para qualquer prova, principalmente uma tão complexa e cansativa como a de concurso público.

Pensando nisso, preparamos um post para que você compreenda esta importância, além de conferir dicas que podem ajudar a melhorar seus estudos.

Por que é importante fazer exercícios para concurso?

Entender como serão as questões do concurso

Estudar por exercícios ajuda o concurseiro a se preparar para as questões da própria prova, visto que elas não mudam muito e padrão. Assim, quando a preparação é feita a partir de exercícios, o candidato já consegue se familiarizar com o tipo de questões que cairão na prova.

Além disso, é fundamental observar as provas anteriores da mesma banca, já que os exercícios são muito parecidos.

Por isso, investir em um material de qualidade na hora de estudar é essencial, então, busque quais as apostilas que trazem as questões que você precisa.

Saber como anda seu desempenho

Saber quais são as questões que você erra e acerta é muito importante para entender como anda seu desempenho. Assim, é preciso contabilizar o número de erros e comparação com acertos e, caso esteja maior, é fundamental focar ainda mais no que não anda muito bem.

Uma dica legal é resolver as questões antes de estudar aquele conteúdo. Assim, você vê o que consegue responder mesmo sem grande conhecimento e também vai se familiarizando com o conteúdo.

Revisar o conteúdo

Os exercícios que você já resolveu podem ser utilizados mais tarde na hora de revisar o conteúdo. Assim, você consegue observar o que tem mais dificuldade e focar mais nesse assunto específico.

Se mesmo na hora de revisar você não conseguir resolver as dúvidas mais complicadas, utilizar exercícios com gabarito comentado é uma excelente opção. Isso porque você tem acesso ao aporte teórico das questões e consegue estudar com mais segurança.

Acompanhar sua evolução

Como já dito, resolvendo exercícios é possível saber como anda seu desempenho. Assim, montar uma planilha ou anotar seu desempenho diário é muito interessante para, ao fim de um determinado período, entender de que forma você está evoluindo, e se está mesmo evoluindo.

É possível apenas estudar por exercícios?

Os exercícios são muito eficazes para a memorização do conteúdo, familiarização com as questões da prova real e revisão de conteúdo. No entanto, devem ser associados ao material mais tradicional de leitura. Assim, você tem uma formação muito mais completa e não corre o risco de “mecanizar” suas respostas.

Simulados de exercícios

Uma dica importante para quem deseja estudar por exercícios é fazer simulados. Os simulados trazem questões muito parecidas com as da prova real e ajudam você a ter noção do que vai cair.

Além disso, é excelente para treinar o tempo disponível de prova.

Depois de feito o simulado, você tem acesso às questões corrigidas e um relatório de seu desempenho, que também ajuda muito na hora de revisar o conteúdo.

Vídeo aulas com exercícios

Hoje em dia existem inúmeras vídeo aulas com resolução de exercícios que também podem ser muito úteis. Assim, basta procurar aquela que tem mais a ver com o tema que você está estudando.

Muitos concurseiors apostam no método de fazer exercícios para estudar para concursos e isso é realmente importante para sua preparação. Nesse artigo você viu a importância de fazer exercícios para concurseiro além de algumas dicas para se preparar melhor.

Gostou do post? No blog da Galileu tem muito mais conteúdo como esse!

Deixe seu comentário

dezesseis − 3 =