O ingresso no Colégio Militar é a escolha de muitos pais, principalmente no 6º ano, o primeiro ano do ensino fundamental II. O Colégio no sistema militar é procurado principalmente por pais que desejam um ensino com mais disciplina e também pelos próprios militares.

Aqui você conhece o processo de ingresso no Colégio Militar e entende como funcionam as provas de admissão dos estudantes no 6º ano. Continue lendo!

Concurso de admissão Colégio Militar 6º ano

O processo de seleção do Colégio Militar é um pouco diferente do que acontece nas outras escolas. Assim, para conseguir estudar no colégio, o estudante precisa se inscrever e prestar uma prova de admissão.

O ingresso no colégio pode se dar através de um concurso público (que acontece anualmente para ingresso tanto no 6º como 1º ano) ou por amparo regulamentar (atende aos dependentes dos militares).

É muito importante que, antes de candidatar-se ao Colégio Militar, o estudante leia os editais e conheça bem a instituição, os processos de avaliação e o concurso de admissão. Também é importante que se conheça a estrutura do colégio, bem como as atividades que serão desenvolvidas depois de sua aprovação.

Fases do processo e provas de ingresso

Os candidatos precisam passar por uma avaliação, cujas provas estão divididas em duas fases.

  • 1ª fase: prova de matemática;
  • 2ª fase: prova de língua portuguesa e redação.

Cada prova tem três horas de duração e para ser aprovado o candidato precisa acertar 50% da prova.

  • 3ª fase: entrega de exames médicos obrigatórios, cuja relação está disposta no edital do colégio. Os exames são feitos por peritos do próprio colégio.

Pré-requisitos para admissão no Colégio Militar 6º ano

  • Ser brasileiro;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM).
  • Idade adequada para o ano letivo em questão: para 6º ano/EF: Ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula; Para o 1º ano/EM é necessário ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer CM.
  • Apresentar requerimento de inscrição preenchido e assinado pelo responsável, dentro do prazo estabelecido; o requerimento deve ser dirigido ao CM escolhido pelo estudante. Este processo deve ser feito de forma online, através do site do Colégio Militar.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/colegios-militares/

https://matriculas2020.com/inscricao-colegio-militar-2019/

Deixe seu comentário

doze − quatro =