Polícia militar: assuntos mais cobrados em português e matemática

Para ser aprovado com êxito nos concursos da Polícia Militar, os candidatos precisam dominar os assuntos mais cobrados das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

Para que você saiba quais são os tópicos que precisam de mais atenção na hora dos estudos, separamos, de acordo com alguns editais, os assuntos mais cobrados para provas objetivas e dissertação.

Alguns assuntos cobrados são vistos no ensino fundamental e outros no ensino médio. O grau dos assuntos é definido também no edital do concurso.

A seguir, você confere todos os tópicos que devem ser revisados para concursos da Polícia Militar:

Assuntos mais cobrados em Língua Portuguesa nos concursos da Polícia Militar

Para a realização das provas objetivas na área de Língua Portuguesa, o candidato precisa estudar assuntos básicos. Veja a seguir.

Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Divisão silábica. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Regência verbal e nominal. Pontuação. Variação Linguística. Elementos de coesão.

Nas disciplinas de fonética, o candidato precisa se atentar a som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos.

Quanto à morfologia, é preciso estudar: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do que e do se. Formação de palavras. Elementos de comunicação.

Para a prova dissertativa, o candidato precisa estar atento aos temas atuais, visto que a redação retoma vários assuntos considerados importantes no ano. Conhecer os temas é fundamental para a escrita de uma boa redação.

Além disso, é essencial conhecer a estrutura dos diferentes gêneros textuais e termos argumentativos. Também é cobrada a coesão e coerência nos textos. A coerência é analisada através da pertinência dos argumentos utilizados para defesa do tema, e a organização lógica do texto.  A coesão do texto é analisada a partir da utilização de recursos coesivos, que relacionam os parágrafos do texto de forma objetiva e clara.

Ademais, os textos precisam conter ortografia correta, pois isso conta muitos pontos.

Assuntos mais cobrados em Matemática

Os assuntos mais cobrados em Matemática são, em geral, relativos ao ensino fundamental (6º ao 9º ano). Sendo assim, os temas seguintes precisam ser estudados para qualquer concurso público da Polícia Militar.

  1. Números inteiros: operações e propriedades. 2. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. 3. Mínimo múltiplo comum. 4. Razão e proporção. 5. Porcentagem. 6. Regra de três simples. 7. Média aritmética simples. 8. Equação do 1º grau. 9. Sistema de equações do 1º grau. 10. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. 11. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras. 13. Raciocínio lógico. 14. Resolução de situações-problema.

Relativos ao ensino médio, os assuntos mais cobrados são:

  1. Análise combinatória. 16. Progressão Aritmética e Progressão Geométrica (PA e PG). 17. Juros (simples e compostos). 18. Noção de função.

Deixe seu comentário

dezoito − sete =