5 dicas para escrever uma boa redação que você nunca viu

Escrever uma boa redação é a dificuldade de muitos concurseiros, e se for a sua também, este post é o que você precisa ler agora.

Hoje em dia, muitos blogs trazem dicas para uma boa redação de concurso e vestibular, mas geralmente não trazem nada novo.

Algumas dicas como escrever de forma polida e dentro das normas gramaticais são válidas, mas existem outras coisas que estão travando os candidatos e precisam ser mudadas.

Por isso, neste post você vai ver algumas dicas que ninguém trouxe para escrever a redação. Vamos lá?

5 dicas inéditas para escrever uma boa redação

  1. Leia muito

Poderíamos dar dicas como “crie um texto coeso, não cometa erros gramaticais, organize o texto, entre outras” mas todas estas dicas não servem de nada se o concurseiro não tem a rotina de ler.

Para escrever um texto coeso e coerente, bem-estruturado e instigante, uma pessoa precisa conhecer diferentes formas de estruturar um texto e organizar as orações e ideias. Assim, a primeira dica é leia muito.

Tire um momento do seu dia para ler um livro de sua preferência (desde que não seja ligado ao concurso). Além de descansar a mente, a escrita do livro permite que você encontre seu estilo de escrita (que é muito importante na redação) e entenda como fazer uma narrativa coesa.

Então, antes de ensinar a você como fazer um texto coerente e coeso, é importante que você exercite mais a leitura.

  1. Leia notícias de verdade

As redações de concursos e vestibulares são, em geral, sobre assuntos pertinentes à sociedade. Sendo assim, é fundamental estar ligado aos noticiários, revistas e jornais, sempre lembrando de buscar fontes seguras, fugindo das fake News.

O problema das fake News está muito complicado hoje em dia, pois muitas pessoas acreditam em qualquer informação. Então, na hora de estudar as notícias, busque fontes confiáveis. Imagine só, argumentar utilizando uma notícia falsa…

Além disso, ler notícias é importante para entender como são escritos outros gêneros textuais, como a notícia, e isso nos leva ao nosso próximo tópico.

  1. Conheça os gêneros textuais

Assim como a notícia, cada gênero textual pede por um texto diferente. Em muitos concursos, só é possível saber com antecedência quais gêneros podem ser cobrados, mas não o que realmente será. Dessa maneira, é fundamental você estude cada um deles e busque escrever textos referentes a cada tipo, a fim de exercitar.

Além disso, é importante buscar textos prontos, de preferência os que obtiveram altas notas, dentro do gênero textual que você está exercitando. Assim, você vê o que funciona e o que não dá certo na hora de escrever o texto.

  1. Faça perguntas a si mesmo

Na hora de estudar os diferentes temas, uma dica para pensar a estrutura do texto e até mesmo as ideias que serão desenvolvidas na escrita, é interessante fazer perguntas a si mesmo.

Vamos a um exemplo?

O tema é dicas para uma boa redação, então, o que pode ser trabalhado no texto?

Para estruturar esse texto, é interessante fazer perguntas como “quais são as dicas que ainda não foram dadas?” ou “o que poderia resolver o problema das pessoas que não conseguem boas notas em redação?”.

Enfim, a fim de ilustração, colocamos algumas perguntinhas muito básicas, mas a partir delas é possível saber que se perguntar sobre o tema é interessante para que você mesmo saiba o que precisa ser escrito, o que é mais relevante, o que cumpre a promessa do texto.

Ao longo de seus estudos, busque anotar, sobre cada texto que lê, algumas perguntas para exercitar.

  1. Tempo

Todo mundo diz para cronometrar o tempo da redação, certo? No entanto, muitos concurseiros acabam ficando nervosos na hora de escrever e não conseguem produzir a redação no tempo dado.

Assim, a dica aqui é, logo ao entrar na prova, estruturar todas as ideias, criando um mapa mental. Pense no título, o que você deseja transmitir, qual sua proposta, enfim, e estruture a introdução, desenvolvimento e conclusão.

Quando você estrutura as ideias em forma de mapa mental, consegue relacionar cada parte perfeitamente, a fim de deixar o texto coerente. Além disso, sabe exatamente o que escrever em cada uma das partes e não se perde no tempo.

 

Nesse artigo, você viu dicas para uma boa redação.

Quer mais conteúdo como esse? Acesse nosso blog!

Deixe seu comentário

três + 16 =