As melhores técnicas de estudo para concurso

Quais são as melhores técnicas de estudo para provas de concurso e vestibulares? Muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto, considerando que se preparar para uma prova longa e cheia de conteúdos diferentes é realmente difícil.

As melhores técnicas são aquelas que ajudam você a aprender, e não decorar o conteúdo. Assim, você pode fazer várias provas, apenas revisitando os conteúdos, mas com o aprendizado na cabeça.

Para ajudar você a estudar para concursos públicos, preparamos uma série de dicas que podem ser utilizadas em qualquer ocasião, e certamente ajudarão você a se preparar com eficiência. A seguir, você confere algumas técnicas de estudo que vão mudar sua relação com a prova. Confira já!

Confira ótimas técnicas de estudo para arrasar no concurso público

  • Calendário de estudos

Organização é fundamental na hora de estudar. Sendo assim, é de suma importância manter uma rotina de estudos bem estruturada. Com a ajuda de um calendário, organize as disciplinas que precisam ser estudadas diariamente. Por exemplo, na segunda, português e matemática; na terça, história e direito; e assim por diante.

É importante deixar esse calendário junto à sua mesa de estudos, para que seja constante lembrar da organização prevista.

Nesse calendário também precisam constar os momentos de descanso, nos quais você não pensará em estudo.

  • Questões prontas

Todo concurseiro precisa ler e resolver questões de concursos anteriores, pois elas ajudam a compreender o que geralmente é cobrado e de que forma os conteúdos aparecem.

A partir das questões prontas é possível anotar dúvidas e estudar apenas o que ficou errado. Essa é uma forma mais rápida de estudar, mas dá muito resultado.

  • Resumos

Os resumos são fundamentais para fixar o conteúdo, considerando que enquanto você faz a leitura de algum texto ou assiste alguma aula, anota as informações mais importantes. Para isso, utilize marca textos, notas autoadesivas, enfim, tudo o que for útil para destacar algum conhecimento.

Assim, depois de ter tudo o que é mais relevante escrito, fazer uma leitura dos resumos e revisá-los é uma forma de fixar na mente os conteúdos de maneira mais sintética.

  • Dar prioridade aos conteúdos mais difíceis

As listas de estudo dos concursos são muito extensas e sempre existem aqueles conteúdos que você sabe melhor. Então, é bom dar preferência àqueles que você ainda tem dúvida, ou desconhece por completo. Isso é importante para não perder tempo com coisas que não demandam muita atenção e focar no que é realmente necessário.

Em seu plano de estudos, dê mais prioridade às disciplinas que precisam de mais atenção, estudando-as durante mais dias da semana.

  • Evitar decorar conteúdos

Decorar é diferente de aprender, e para um concurso público, a melhor opção é sempre a segunda.

Quando você decora um conteúdo, tende a esquecer rapidamente. Agora, quando aprende, associa o conteúdo sempre que for necessário. Aí, pode fazer a prova tranquilamente pois não corre o risco de sentir aquele branco na hora de responder as questões.

  • Aulas online

Ter aulas com bons professores também é essencial para uma boa preparação. Através de uma boa explicação fica mais fácil associar todo o conteúdo. A Galileu tem vários conteúdos preparados para que você realmente aprenda todas as disciplinas e arrase na prova. Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Galileu, clique aqui.

 

Como você viu, as técnicas de estudo não são muito complicadas e podem ser aplicadas tranquilamente na sua rotina.

Quer mais conteúdo como esse? Acesse nosso blog!

Deixe seu comentário

13 + vinte =