Como otimizar os estudos durante a quarentena

Como ser produtivo e otimizar os estudos mesmo durante a quarentena? Essa é a dúvida de muitos concurseiros que estão com dificuldade de conciliar esse momento tão diferente com a rotina de estudos.

Para ajudar você, preparamos este artigo com 5 dicas infalíveis para otimizar os estudos na quarentena.

Vamos lá?

5 dicas para otimizar os estudos na quarentena

Tenha uma rotina bem definida

Durante a quarentena, o tempo disponível para estudar aumentou bastante, principalmente se você está trabalhando de casa no momento. Então, para conseguir conciliar a rotina da casa, trabalho e estudos, é importante definir bem a rotina.

Agora, é preciso saber de quantas horas diárias você dispõe para estudar as disciplinas, e aí dividir um tempo específico para cada conteúdo, montando um calendário.

Devido ao fato de ter mais horas disponíveis para estudar, você pode escolher qual é o momento ideal para isso: em que horários você é mais produtivo? Criar um roteiro baseado nisso pode ajudar muito na hora de pôr em prática.

Outra coisa a ser levada em consideração é em que momento a casa fica mais tranquila, visto que agora que todos estão em casa, encontrar um momento para se concentrar pode ser difícil.

Pensado tudo isso, você já pode montar um bom calendário com todas as disciplinas necessárias para se preparar para um concurso.

Encontre um lugar calmo em casa

Principalmente com crianças em casa, encontrar um lugar tranquilo para estudar é muito difícil, mas levando em consideração a dica anterior, é preciso escolher o horário certo para isso. Se você tem um bom espaço, busque estudar no jardim ou em um quarto mais isolado, com pouco fluxo de pessoas.

Encontrar um lugar tranquilo e calmo é importante pois é muito fácil perder a concentração com pessoas conversando e circulando próximo a você, então é fundamental fazer esse esforço.

Mantenha-se saudável mental e fisicamente

Uma dificuldade muito presente na vida de várias pessoas que precisam ficar em casa durante a quarentena é a ansiedade, visto que é complicado mesmo ficar tempo demais dentro de casa, sem conviver com outras pessoas.

Sendo assim, muitos não conseguem ser produtivos e focar nos estudos ou trabalho. Então, para estudar para concursos na quarentena, é preciso descansar a mente e movimentar o corpo.

Nesse caso, dentro de sua rotina de estudos é fundamental estabelecer horários de pausa para descansar a mente, fazer exercícios de respiração e alongar o corpo. Além disso, é importante deixar os finais de semana disponíveis para descansar e fazer coisas de seu interesse.

Ademais, é indispensável sair um pouco de casa (evitando horários com muita circulação de pessoas na rua) para tomar sol e se exercitar.

Tudo isso ajuda a relaxar o corpo e a mente e recuperar o gás para estudar, afinal, o momento que estamos vivendo é diferente e complicado, e nem todas as pessoas lidam com ele da mesma forma.

Leia material de qualidade

Um bom material pode ajudar na hora de iniciar os estudos, principalmente para aqueles que estão com dificuldade de começar.

Feita a rotina de estudos, pesquise materiais de qualidade para estudar. Na internet, existem muitas opções e não é difícil encontrar um que traga tudo o que você precisa. Então, não meça esforços para buscar diferentes materiais, e se necessário, acesse grupos de concurseiros nas redes sociais para trocar informações e materiais importantes.

Faça cursos online

Os cursos online são uma ótima maneira de estudar sozinho, pois você conta com a ajuda de um professor especializado na área. Com os cursos, você pode tirar dúvidas na hora e com isso aprende muito mais.

Durante a quarentena, muitos professores estão fazendo lives nas redes sociais, para repassar conteúdo e retirar dúvidas dos concurseiros, basta ficar de olho nos horários.

 

Gostou das dicas? A partir delas, você pode obter mais sucesso em seus estudos, mesmo durante a quarentena.

Em nosso blog, temos várias dicas para você aumentar a produtividade e estudar com qualidade para concursos. Se você ainda não conhece, acesse nossos conteúdos, pois falamos um pouco sobre tudo relacionado aos concursos.

Deixe seu comentário

dezenove − 16 =