Alimentação e concurso público: o que comer para ir bem nas provas?

A alimentação e concurso público andam juntos, pois comer bem durante os estudos e provas é fundamental para um bom desempenho. Afinal, existem alimentos que ajudam a melhorar a memória, a concentração, e por aí vai. Sendo assim, é importante saber o que você, concurseiro, deve comer em diferentes momentos, até a execução da prova.

Considerando a importância do assunto, a seguir, retiramos todas as dúvidas sobre alimentação e concurso público, então, não perca!

Alimentação e concurso público: Qual a rotina alimentar ideal para estudar para as provas?

A boa alimentação deve começar junto com os estudos. Afinal, existem alimentos que auxiliam a memória e aumentam a concentração, o que é fundamental para quem precisa memorizar muito conteúdo e se manter alerta durante horas.

Por isso, durante o período de estudos, evite alimentos muito gordurosos, ricos em gordura trans, pois acabam diminuindo a motivação do concurseiro, além de trazer vários problemas de saúde. Além da gordura, o glúten também pode ser um vilão, diminuindo a concentração do estudante, então, dê preferência a alimentos integrais.

Consumir alimentos ricos em potássio e vitaminas A, B’s e C também é essencial, pois diminuem o estresse, o cansaço e melhoram a memória.

Alimentos como açaí, chá verde, chocolate amargo, oleaginosas e banana são ótimos para dar mais energia. Já os alimentos como peixe, abacate, brócolis, folhas verdes e cereais integrais são excelentes para a memória.

Sendo assim, é importante consumir estes alimentos diariamente, sempre variando a alimentação.

Alimentação para o dia da prova: confira os alimentos certos

No dia da prova, também é importante levar uma alimentação saudável e balanceada, sendo assim, não se deve realizar uma extensa prova de barriga vazia ou cheia demais. Então, nada de jejum ou de exageros.

Sabemos que os momentos anteriores ao concurso geram muita ansiedade, porém, é de extrema importância manter o ritmo neste dia.

Sendo assim, comece o dia com frutas, pães integrais e queijos brancos. Você pode tomar café, mas cuidado para não exagerar. Consumir estes alimentos é fundamental para iniciar o dia com energia. Se a prova estiver marcada para o período matutino, você já estará preparado.

Durante o almoço, é importante consumir carboidratos, pois dão mais energia, além de trazerem sensação de saciedade por mais tempo. Além dos carboidratos, abuse da salada (de preferência, folhas escuras) e peixes.  Sendo assim, não consuma alimentos muito gordurosos e pesados, como feijoada, churrasco ou fast food; estes alimentos podem causar fadiga e acabar com sua concentração pré-prova. Além disso, evite o álcool e alimentos muito salgados.

O que é recomendado comer durante as provas de concurso público?

Seguindo as dicas anteriores, o concurseiro sente pouca fome durante a prova, no entanto, é sempre bom levar algum lanchinho para garantir. Então, é importante apostar nos alimentos que dão mais energia, como carboidratos (biscoitos leves e integrais), barrinhas de cereal e frutas, como a maçã.

Muita gente aposta no chocolate, e ele é realmente bom. Porém, deve ser consumido com moderação, e de preferência, o chocolate deve ser amargo.

O café e os energéticos não são recomendados, pois o estado de alerta dura pouco, e podem causar ainda mais ansiedade ao concurseiro. Caso decida utilizar algum estimulante, dê preferência aos naturais, à base de guaraná ou açaí.

Apesar disso, a água é o melhor líquido para a hora da prova, então não se esqueça de sua garrafinha.

Seguindo estas dicas, não deixe de montar um kit com os alimentos certos, afinal, ninguém consegue se concentrar passando fome, não é?

Como você viu no texto acima, alimentação e concurso público caminham sempre juntos! Mantendo uma boa alimentação antes e durante a prova, a chance de obter melhores resultados é muito maior!

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