Maternidade e concursos – como conciliar?

Se você está com dificuldades para conciliar maternidade e concursos, precisa conferir este conteúdo até o final, pois trazemos dicas que podem ajudar você neste momento!

Muitas mães concurseiras acabam tendo dificuldades para cuidar de seus filhos e estudar para concursos, isso porque é realmente complicado dar conta de tudo e ainda lidar com o estresse causado pelos estudos.

No entanto, é possível sim conciliar maternidade e concursos, e a seguir você vê como.

O que fazer para conciliar maternidade e concursos?

A tarefa de cuidar dos filhos demanda muita paciência e atenção, e o mesmo ocorre com os estudos para concursos. Sendo assim, é fundamental promover algumas mudanças na rotina e encaixar momentos dedicados aos estudos e também às crianças.

Além disso, também é fundamental que todas as pessoas próximas a você compreendam a sua situação no momento e possam ajudar tanto nos cuidados com a casa, filhos e estudos, proporcionando momentos calmos e saudáveis para que você se dedique em alcançar seus objetivos.

A seguir, listamos 5 dicas importantes que você deve começar a pôr em prática já!

Rotina organizada e definida

Organizar a rotina é a parte principal para quem precisa estudar e ainda cuidar dos filhos. Sendo assim, é necessário definir bem os horários dedicados aos estudos, trabalho, tempo para passar com as crianças, etc. Nesse caso, é importante seguir a rotina à risca e só quebra-la quando algum imprevisto acontece. Quando você se organiza e seus filhos conseguem viver dentro de uma rotina estabelecida, fica muito mais fácil conciliar.

Base de apoio

Contar com uma base familiar e amigos para ajudar a cuidar das crianças também é fundamental. Esta base também pode ser seu apoio nos momentos mais complicados, que sempre aparecem na vida dos concurseiros. Ter por perto pessoas que dão suporte às suas escolhas e ajudam você a seguir seus sonhos é essencial para dar conta de tudo.

Bom plano de estudos

Para as mães que estudam sozinhas, é necessário contar com um plano de estudos bem definido e organizado, com enfoque nas matérias mais importantes. Além disso, é fundamental ter bons materiais de apoio e um espaço silencioso e organizado para estudar. Entenda qual é o melhor momento para se dedicar aos conteúdos e siga seu plano com muito foco.

Tempos de descanso

Muitas mães estudam também no final de semana, mas é essencial deixar um dia pelo menos apenas para descanso. É importante entender que você não deve ser produtiva todos os dias, e merece momentos de lazer. Ah, e não se culpe por não estar estudando durante um dia inteiro! Aproveite para fazer coisas boas para si mesma e esquecer do concurso. No dia seguinte, você volta a seguir a rotina estipulada.

Entender que a situação é passageira

Além de ter disciplina e manter a rotina organizada, é imprescindível lembrar-se que a situação é passageira e por uma boa causa. Quando a prova passar e a aprovação se concretizar, você poderá apenas usufruir desse momento e sua vida certamente ficará mais tranquila!

Como você viu, conciliar maternidade e concursos é difícil, mas não impossível! Seguindo estas dicas, você poderá conquistar a tão sonhada aprovação e ainda aproveitar seus filhos!

Para mais informações e dicas, acesse o blog da Galileu!

Deixe seu comentário

treze − três =