Procrastinação e concursos: como lidar?

A procrastinação está atrapalhando seus estudos para concursos? Então você certamente precisa ler este texto. Aqui, trazemos dicas para se organizar e otimizar os estudos mesmo nos dias mais difíceis.

 

Um dos maiores problemas enfrentados por concurseiros é a procrastinação. Sabe quando você precisa fazer algo, mas inventa várias outras para fazer no mesmo momento ou simplesmente fica adiando a tarefa? Pois é, procrastinar significa protelar uma coisa importante, seja por preguiça ou falta de foco, e atrapalha muito a vida de quem precisa se dedicar aos estudos para concursos.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você lidar com a procrastinação e concursos, e otimizar seus estudos. Então, não deixe de ler o conteúdo a seguir!

Procrastinação e concursos: confira dicas sobre o que fazer

A procrastinação é comum no dia a dia, porém, também não pode se tornar constante, caso contrário, o sentimento de culpa geralmente vem junto. Isso porque dá a sensação de que você não está focado nos estudos e nem levando tão a sério.

No entanto, é melhor ficar mais tranquilo e aceitar que estes momentos acontecem sim, mas tomar atitudes para lidar melhor com isso.

Sendo assim, é necessário se organizar e seguir algumas dicas para dar conta dos estudos e fazer tudo no tempo certo. Veja a seguir:

Dicas para diminuir a procrastinação e estudar mais

  • Faça uma lista de tarefas: ter uma lista de tarefas, conteúdos que deverão ser estudados no dia, exercícios de fixação, enfim, tudo o que precisa ser estudado e também feito durante o dia é fundamental para que você possa se organizar e “ticar” tudo o que já foi concluído. A partir do momento que vê as coisas sendo concluídas, fica mais tranquilo.
  • Livre-se das distrações: na hora de estudar, opte por um espaço limpo, sem coisas que possam distrair você. Sendo assim, desligue o celular ou deixe-o distante e foque apenas no conteúdo a ser estudado.
  • Não se cobre tanto: estudar para o concurso é realmente importante, mas em alguns dias isso se torna mais complicado que em outros. Então, não se cobre tanto ou busque a perfeição, apenas relaxe quando realmente não estiver conseguindo estudar.
  • Faça uma coisa de cada vez: depois de ter feito aquela listinha de tarefas, foque eu realizar uma de cada vez. Quando você inicia várias atividades ao mesmo tempo, tende a não terminar nenhuma delas, ou fazer tudo sem muita atenção.
  • Utilize um timer: deseja estudar um conteúdo durante 1 hora mas não consegue? Colocar um timer pode ser uma boa opção. Com esta ferramenta, você consegue focar em uma única atividade por um tempo definido, e tem a garantia de que estará cumprindo o prazo estipulado.
  • Tenha prioridades: estudar é mais importante que sair no momento? Então faça um esforço e fique em casa. Lembre-se que só você pode tomar esta decisão e foque em seus objetivos.
  • De preferência aos conteúdos mais difíceis: se você precisa dar mais atenção a algum conteúdo específico, faça isso primeiro. Quando já estiver focado nesta atividade, fica mais fácil seguir com as demais.

Como você viu, a procrastinação é comum no dia a dia, mas é possível contornar a situação e aumentar a produtividade. Neste artigo você conferiu dicas para conseguir vencer a procrastinação e cumprir seus objetivos.

Para mais dicas e conteúdos como este, não deixe de conferir o blog da Galileu!

Deixe seu comentário

4 + 7 =